COLETIVIDADES
 

GRUPO DE CANTARES DE ALDEIA DE SANTA MARGARIDA

O grupo de Cantares de Aldeia de Santa Margarida é um grupo de música tradicional fundado em 1998 e tem como principal objetivo a preservação e divulgação do património cultural de Aldeia de Santa Margarida.

Tem como principais instrumentos o bandolim e o adufe, instrumento típico do concelho de Idanha-a-Nova.

Os cantares do grupo evocam a colheita da azeitona, a monda, a ceifa e as vindimas.

É um grupo constituído essencialmente por mulheres, das mais diversas idades. O único elemento masculino é o tocador do bandolim.

O traje dos elementos femininos do grupo é constituído por saiote branco com tira bordada, saia, blusa cintada com folho para fora da saia, lenço pano fino e sapato rasteiro com atacador. Feito de cores vivas e alegres.

 

Discografia : Grupo de Cantares de Aldeia de Santa Margarida -  é o álbum de estreia do grupo, sendo lançado em 2007.

 

GRUPO DE BOMBOS “ OS TAPORI A BOMBAR “ 

O grupo de bombos foi criado a 25 de Outubro de 2008.

O nome escolhido para o grupo é inspirado no nome de uma antiga tribo lusitana, que habitava também pelas redondezas de Aldeia de Santa Margarida , Os Tapori.
Os instrumentos utilizados pelo grupo são os bombos, as caixas, o pífaro e uma gaita de foles transmontana.
Contatos : Samuel Pereira | 919 820 154 | ostaporiabombar@gmail.com

 

 

LIGA DOS AMIGOS DE ALDEIA DE SANTA MARGARIDA

Fundada a 20 de abril de 1997 a Liga dos Amigos de Aldeia de Santa Margarida é uma instituição aberta a todos os que aqueles que, sendo naturais desta localidade, se queiram inscrever como associados.

È a instituição que gere a Centro de Dia para apoio á 3ª idade, onde realizam diversos serviços de apoio domiciliário, e nas instalações do próprio centro servem refeições, tratam da higiene pessoal dos idosos e realizam diversos serviços do dia a dia (pagamentos de contas, compra de alimentos e medicamentos, etc.)

 

ASSOCIAÇÃO DE CAÇADORES DE ALDEIA DE SANTA MARGARIDA

A associação foi fundada em Maio de 1998 e a 24 de Agosto de 1999 foi criada a zona de caça associativa de Aldeia de Santa Margarida, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas ( processo nº 2182 da direcção Geral das Florestas ).

A zona de caça da associação engloba uma área dee 1425 hectares, nos municípios de Idanha-a-Nova e Penamacor.
Os seus associados são naturais ou residentes na aldeia.
As principais espécies de caça na freguesia  são o coelho bravo, a lebre, o tordo, o javali, a perdiz, a rola e o pombo-torcaz.
A associação tem como principais objectivos, além da caça devidamente organizada, o ordenamento das espécies cinegéticas, o controlo de predadores e a manutenção dos terrenos pertencentes á zona de caça.